História



Dentre as várias missões fundadas pelos jesuítas ao longo do rio Solimões, no final do séc. XVII inclui-se a se São Paulo dos Cambebas. Sucedem-se os conflitos entre espanhóis e portugueses, que se alternam no controle sobre a região, até que em 1790 se consolida a ocupação militar lusitana.
A área estava então integrada ao Município de Tefé, do qual é posteriormente desmembrado. Em 1882, elevada a vila, a antiga aldeia de São Paulo dos Cambebas passa a denominar-se São Paulo de Olivença, como sede do município do mesmo nome.
Seu território original experimenta vários desmembramentos, dando origem aos municípios autônomos de Benjamim Constant e Santo Antônio do Içá. Em 04.06.1968, pela Lei Federal no. 5.449, é enquadrado como Área de Segurança Nacional.
Em fins de 1981 em sua estrutura administrativa figuravam os distritos de São Paulo de Olivença e Santa Rita de Amaturá. Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional no. 12, o distrito de Amaturá é desmembrado em favor do novo município deste mesmo nome.
Dentre as várias missões fundadas pelos jesuítas ao longo do rio Solimões, no final do século XVII, inclui-se a de ´São Paulo Apóstolo`, depois Aldeia de São Paulo dos Cambebas. Sucedem-se os conflitos entre espanhóis e portugueses, que se alternam no controle sobre a região, até que em 1790 se consolida a ocupação militar lusitana. A área estava então integrada ao município de Tefé, do qual é posteriormente desmembrada. Em 1882, elevada à vila, a antiga Aldeia de São Paulo dos Cambebas passa a denominar-se São Paulo de Olivença, como sede do município do mesmo nome. Seu território original experimenta vários desmembramentos, dando origem aos municípios autônomos de Benjamin Constant e Santo Antônio do Içá. Em 04.06.1968, pela Lei Federal n. 5.499, é enquadrado como Área de Segurança Nacional. Em fins de 1981, em sua estrutura administrativa figuravam os distritos de São Paulo de Olivença, Santa Rita do Weil e Amaturá. Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional n. 12, o distrito de Amaturá é desmembrado em favor do novo município deste mesmo nome.
Em 23.05.1910, tem-se a criação da Prefeitura Apostólica, hoje Diocese do Alto Solimões, que tantos relevantes serviços têm prestado à região. A cidade de São Paulo de Olivença foi sede dessa circunscrição religiosa, desde a fundação até meados da década de 80, ao término do bispado de sua Excelência Reverendíssima Dom Adalberto Marzi.
São Paulo de Olivença, finalmente, a denominação mais importante por ser a atual, segundo Otaviano de Melo na Obra Topônimos Amazonenses foi nome dado pelo coronel Joaquim de Melo e Póvoas, em 1759, em reverência à então cidade portuguesa de Olivença, antes de sua tomada pelos espanhóis


Atividade


• Setor Primário
- Agricultura: destacam-se as culturas temporárias: mandioca, arroz, abacaxi, cana-de-açúcar, feijão, milho, melancia e, culturas permanentes: banana, cacau, abacate, laranja, manga, etc.
- Pecuária: está dando seus passos iniciais, para se fortalecer como fator econômico gerador de recursos e divisas para o município, onde se destacam as criações de bovinos e suínos.
- Pesca: é colonizada, desenvolvendo-se em moldes primitivos (artesanais), sendo a produção consumida no próprio município, aparecendo como elemento de subsistência alimentar para as famílias locais.
- Avicultura: é de caráter doméstico sem muita expressão econômica, destacando-se a concentração na criação de galinhas, registrando-se ainda, a existência de patos, perus, etc.
- Extrativismo Vegetal: o extrativismo como atividade economicamente produtiva é pouco difundido. Concentra-se na exploração de madeira, borracha e castanha.

• Setor Secundário
- Indústrias: serraria, padarias e olarias.

• Setor Terciário
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviços: hotel.

Eventos Importantes


29 de junho - Festa do Padroeiro, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário