quarta-feira, 10 de abril de 2013

Reitor da UEA anuncia reforma pedagógica em todos os cursos da instituição e São Paulo de Olivença terá um Núcleo


Os cursos serão reavaliados quanto ao conteúdo, carga horária, capacidade pedagógica das disciplinas e interdisciplinaridade

Durante a primeira coletiva de imprensa da nova gestão superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizada na manhã desta quarta-feira (10), o reitor Cleinaldo Costa anunciou a reforma pedagógica dos 53 cursos de graduação ofertados atualmente pela Universidade, na capital e interior do Estado.

Os cursos serão reavaliados quanto ao conteúdo, carga horária, capacidade pedagógica das disciplinas e interdisciplinaridade. “A ideia é rever os Projetos Pedagógicos dos cursos dentro de um modelo chamado Núcleo Docente Estruturante, formado dentro de cada unidade da UEA, por uma comissão de professores das diversas disciplinas. Isso significa repensar todos os nossos cursos com foco no futuro e em como a Universidade responderá aos desafios dos próximos anos”, sintetiza o reitor.

As discussões sobre as mudanças dos Projetos Pedagógicos já iniciaram e os novos Projetos devem ser implantados a partir de 2014. “Isso traz para as coordenações a responsabilidade de alinhar os cursos de acordo com as necessidades de formação de recursos humanos atual, em sintonia com o que a sociedade precisa”. 

Além da reforma pedagógica, o reitor destacou, ainda, outros dois eixos de atuação da nova gestão da Universidade. “Estamos identificando os pontos de maior necessidade da instituição, por meio de visitas em cada unidade para conversa com alunos, professores e técnicos. Outro ponto com nossa especial atenção é a modernização e criação de novos laboratórios e novas unidades da instituição, com previsão de implantação de 11 novos Núcleos no interior do Estado, determinação do governador Omar Aziz”, explica.

Os Núcleos serão implantados em Barcelos, São Paulo de Olivença, Fonte Boa, Apuí, Ipixuna, Tapauá, Careiro Castanho, Urucará, Autazes, Nova Olinda do Norte e Boa Vista do Ramos, durante os anos de 2013 e 2014. Está prevista, também, a criação de um 12º Núcleo, em município que deverá ser definido em breve.

Com relação às primeiras atividades realizadas desde que assumiu a reitoria, há duas semanas, Cleinaldo Costa ressaltou que outra prioridade está em dar maior celeridade aos processos administrativos, especialmente com relação à lotação de professores em salas de aula. “Estamos com concursos públicos e processos seletivos em andamento. Com isso, a UEA resolverá problemas que dizem respeito à falta de docentes em determinadas disciplinas e também solidificará o seu quadro de professores efetivos, contribuindo para atender, inclusive, a demandas futuras com a oferta de novos cursos”, concluiu.

Fonte: Acritica.com , 10 de abril de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário