domingo, 9 de setembro de 2012

Amazonaids destina R$ 225 mil para campanha de prevenção em quatro cidades do Alto Solimões



As cidades de Amaturá, Tonantins, Santo Antônio do Içá e São Paulo de Olivença receberão um total de R$ 225 mil para campanhas de prevenção à Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
 Essa foi uma das ações definidas na visita, neste mês, de representantes do Grupo de Trabalho do Amazonaids, uma parceria entre o Governo do Amazonas e agências da Organização das Nações Unidas (ONU) para o combate à Aids e outras DSTs, ao Alto Solimões, para articular a extensão deste programas às quatro cidades da região.
 O Amazonaids já vem sendo implementado em Tabatinga, Benjamint Constant e Atalaia do Norte.
 O GT do Amazonaids também acertou uma agenda de trabalho, entre os dias 17 e 22 de setembro para que seja feito alinhamento das ações do programa nas novas cidades em que está sendo implantado. Durante esse evento serão realizadas oficinas locais e lançado cartilha abordando a violência contra a mulher.
 Os novos eixos de atuação do Amazonaids centrados na Prevenção e Saúde nas Escolas; Estruturação da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; Transmissão Vertical e Mobilização dos Movimentos Sociais Locais, foram apresentados durante uma visita do GT à Tabatinga entre os dias 1º e 3 de agosto.
O evento contou com a participação de prefeitos, juízes de comarca e técnicos das áreas de saúde e educação das cidades incluídas no programa.
 Coordenado Seplan, as estratégias do Amazonaids estão centradas na promoção do acesso universal ao diagnóstico e tratamento, promoção a saúde e prevenção das DSTs e fortalecimento dos movimentos sociais.
Equipe – O GT do Amazonaids é formado por representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), Fundação Alfredo da Mata, Coordenação Estadual de DST e área técnica de saúde do Sistema Penitenciário), prefeitos dos sete municípios do Alto Solimões, coordenadores e técnicos da área de saúde das cidades envolvidas, além da Seplan.
 A missão do grupo era consolidar a parceria com os municípios e fortalecer o plano de ação de combate à Aids e DSTs, na região da tríplice fronteira (Brasil, Peru e Colômbia), uma área considerada altamente vulnerável pelo Ministério da Saúde no que diz respeito ao controle da Aids e outras DSTs
Fonte: 
http://www.amazonas.am.gov.br/

Link da Pagina: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário