domingo, 9 de setembro de 2012

Produção de borracha no Amazonas será revitalizada

Produção de borracha no Amazonas será revitalizada com assinatura de convênio entre Governo do Estado e Conselho Nacional das Populações Extrativistas

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), assinará um convênio com o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) no valor de R$ 1.526.400,00 para revitalizar a cadeia produtiva da borracha. A solenidade será realizada no dia 05 de junho (terça-feira), às 15 horas, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia e será também uma comemoração ao dia do meio ambiente.
Além da assinatura do convênio, no local também serão distribuídos 2 mil kits sangria para auxiliar os heveicultores (extratores do látex), que são compostos por 400 tigelas, 400 bicas, 2 facas para sangria, 1 facão, 1 balde e 1 lanterna de cabeça.
Serão contempladas todas as comunidades extrativistas que tenham sido cadastradas pelo IDAM no ato da manifestação de interesse em adquirir kits sangria, constatada a existência de seringais nativos e/ou de cultivo.
O projeto envolverá 25 municípios produtores de borracha, são eles: Atalaia do Norte, Boca do Acre, Borba, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Humaitá, Ipixuna, Itacoatiara, Itamarati, Juruá, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Nova Olinda Norte, Novo Aripuanã, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tapauá e Urucurituba.
O projeto intitulado de extensão e transferência de tecnologias para a dinamização da produção da borracha visa ampliar a produção da borracha natural extrativa em 25 municípios produtores do Estado do Amazonas com extensão, pesquisa, desenvolvimento e aplicação tecnológica.
Serão implementadas ações de assistência técnica e extensão florestal diferenciada, assim como o preparo das equipes técnicas extensionistas especializadas na cadeia produtiva da borracha. Há Também a intenção de promover melhoramento genético de seringais nativos; e estimular o aumento da produção de borracha no Estado do Amazonas.
Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário