quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O Prefeito Raimundo Nonato assumem presidência consórcios no Alto Solimões


As prefeitas de Benjamin Constant Iracema Maia e de Jutaí, Marlene Gonçalves Cardoso, foram eleitas na tarde desta segunda-feira (14) por aclamação presidentes dos consórcios da Saúde e Saneamento Básico. Além das prefeitas, o prefeito de São Paulo de Olivença, Raimundo Nonato Souza Martins (Nato), foi eleito também por aclamação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Mesorregião do Alto Solimões (Conatosol).
Os três consórcios reúnem nove municípios da região do Alto Solimões, Atalaia do Norte, Amaturá, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tabatinga e Tonantins.
Os consórcios têm por objetivo unir os municípios com objetivo de fortalecimento nas políticas públicas na região, que concentra mais de 200 mil habitantes.
Iracema Maia e Marlene Gonçalves são as primeiras mulheres a presidirem os consórcios.
Ao ser aclamada presidente do Consórcio da Saúde, Iracema Maia juntamente com os demais prefeitos vai administrar via consórcio, a gestão do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) a ser inaugurado neste primeiro semestre em Tabatinga, bem como a Maternidade. Criado no ano passado o Consórcio vai desenvolver ações de saúde através da rede Cegonha e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência — Samu, a ser inaugurado também no primeiro semestre.
“Eu me sinto na responsabilidade e o dever de cuidar dos interesses não só do município que eu represento como prefeita, mas representar e trabalhar com igualdade para todos os municípios que compõe a mesorregião do Alto Solimões”, declarou Iracema ao agradecer o apoio dos outros oito prefeitos presente.
A eleição para a presidência do Consórcio contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim. Ele observou que através do consórcio, será implantado o sistema de ordenamento de marcação de consultas, exames e internações, a implantação de sala de estabilização em todos os hospitais da região, a implantação do sistema de digitalização de raios-X em tempo real, do telessaúde.
Para baratear custos de insumos e medicamentos ou mesmo para arcar com custos de manutenção e compra de equipamentos, o secretário de Estado da Saúde disse da necessidade de se criar fundo rotativo para cada ação podendo até mesmo ser criado para a contratação de médicos especialistas, hoje uma grande dificuldade encontrada pelos prefeitos devido ao alto custo de salários desses profissionais.
Participaram da eleição os prefeitos de Atalaia do Norte, Nonato Tenazor; de Amaturá, João Braga Dias; de Tabatinga, Raimundo Nonato Caldas; de São Paulo de Olivença, Raimundo Nonato de Souza Martins; de Jutaí, Marlene Gonçalves Cardoso; de Santo Antônio do Içá, Abrahão Magalhães Lasmar; de Tonantins, Simeão Garcia do Nascimento; e de Fonte Boa, José Suediney de Souza Araújo.

Fonte:ACRITICA.COM, 17 de janeiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário