terça-feira, 2 de abril de 2013

TCE denuncia, o Prefeito de São Paulo de Olivença que um dos 23 prefeitos ao MPE nesta quarta-feira,



Segundo TCE, s inadimplentes são os atuais gestores e não os que deixaram as contas para serem entregues até o dia 31 de março.
O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas, conselheiro Érico Desterro, entrega na manhã desta quarta-feira (3), ao procurador-geral do Ministério Público do Estado (MPE-AM), Francisco Cruz, a lista com os nomes dos 47 gestores — entre eles 23 prefeitos e 15 presidentes de Câmaras Municipais — que não entregaram as prestações de contas de suas administrações ao Tribunal dentro do prazo legal. O horário da reunião entre o conselheiro e o procurador será divulgado amanhã.
Os inadimplentes deverão responder na Justiça por crime de responsabilidade e improbidade administrativa, além de receber multa no TCE pelo atraso no encaminhamento da prestação. Na ocasião, Érico Desterro vai informar ao MPE os gestores com inadimplência recorrente.
Ao contrário do pensamento de alguns gestores dos municípios, o conselheiro Érico Desterro esclarece que para o TCE os inadimplentes são os atuais gestores e não os que deixaram as contas para serem entregues até o dia 31 de março.  
“A fiscalização do TCE, que inicia dia 15, está comprometida com estes atrasos porque os inadimplentes são do interior: prefeituras, câmaras e órgãos da administração indireta do interior. Esse atraso sistemático prejudica o exercício do controle externo que a Constituição determina que seja realizado pelo Tribunal de Contas. Quem não entrega prestação de contas descumpre o primeiro dever de todo bom administrador que é o de prestar contas do dinheiro público utilizado e desrespeita a lei”, comentou.
Entre as 23 prefeituras inadimplentes estão: Atalaia do Norte, Barcelos, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Caapiranga, Carauari, Careiro da Várzea, Codajás, Envira, Fonte Boa, Jutaí, Lábrea, Maraã, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Pauini, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tapauá e Urucará. As Câmaras inadimplentes são: Amaturá, Autazes, Beruri, Boa Vista do Ramos, Coari, Ipixuna, Japurá, Lábrea, Manicoré, Maraã, Nova Olinda do Norte, Santo Antônio do Iça, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tonantins.
Todos os órgãos do governo do Estado e Prefeitura de Manaus entregaram suas prestações de contas dentro do prazo assim como Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado e Procuradoria Geral de Justiça do Amazonas e Câmara Municipal de Manaus.
 Ao todo, 350 prestações de contas, referentes ao ano de 2012, deveriam ter entrado no TCE até o dia 31 de março, sendo que 303 foram protocolizadas pelos gestores no prazo legal.

Fonte: D24.com , 02 de abril de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário