quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Servidor público e empresário são profissões mais comuns entre eleitos

Manaus - Funcionário público e empresário são as profissões mais recorrentes entre os prefeitos e vereadores eleitos no interior do Amazonas. Entre os prefeitos, a categoria dos servidores públicos é a que tem o maior número de representantes, com oito. Sete dos políticos que irão administrar cidades do interior do Estado se declararam donos de empresas. Com os vereadores, essa ordem se inverte, sendo 90 parlamentares empresários e 62 servidores públicos. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Entre os 43 prefeitos restantes, as profissões são bastante variadas e não há uma recorrência. Nenhum dos oito advogados que concorreram ao cargo de prefeito na eleição deste ano conseguiram êxito no pleito.
Entre as profissões que também ganharam representação no Executivo municipal estão um tabelião, um padre e um assistente social.
O perfil por faixa etária mostra que 34 prefeitos eleitos têm entre 45 e 59 anos de idade. Apenas três dos eleitos estão na faixa dos 25 aos 34 anos. Outros oito têm entre 60 e 69 anos.
Três vereadores de cidades do interior do Estado deixaram o Legislativo Municipal para assumir a prefeitura.
No quesito gênero, os homens ainda detêm ampla maioria. São 55 contra apenas seis mulheres. Entre as prefeitas, está Iracema Maia da Silva (PSD), eleitaem Benjamin Constant, com 7 mil votos. O prefeito eleito com maior quantidade de votos no interior do Amazonas foi Washington Régis (PMDB), com 23 mil votos.
Vereadores
Entre os vereadores eleitos para câmaras municipais do interior do Amazonas, prevalece a faixa etária de35 a44 anos, somando 279 parlamentares. Em seguida, aparece a faixa etária de45 a59 anos, com 213. Três vereadores eleitos têm entre 18 e 20 anos de idade. Outros 17 estão na faixa etária entre 60 e 69 anos de idade. Nenhum dos 29 candidatos a vereador que tinham acima de 70 anos de idade foram eleitos neste ano.
Empresários e comerciantes são as profissões mais comuns entre os vereadores eleitos. Segundo os dados do TSE, 90 parlamentares declararam pertencer a esta categoria profissional. Os servidores públicos municipais irão ter 62 representantes nas câmaras municipais do Amazonas.
Os homens também são maioria entre os vereadores. Foram eleitos 590 homens, o que representa 88,5% do total de eleitos. As mulheres ficaram com 77 vagas nas câmaras municipais, o que corresponde a 11,5% do total.
Em todo o interior do Estado, 18 prefeitos conseguiram se reeleger para um segundo mandato. Na cidade de São Paulo de Olivença (a985 quilômetrosa oeste de Manaus), o prefeito Raimundo Nonato Souza Martins (PSD) foi reeleito com 7.061 votos.
Fonte: D24.com , 24 de Outubro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário