quinta-feira, 15 de maio de 2014

III FESTIVAL DA CULTURA INDÍGENA PAULIVENSE


III FESTIVAL DA CULTURA INDÍGENA PAULIVENSE


Nos dias 25 a 27 de junho de 2014, será realizado o III Festival da Cultura Indigena Paulivense na Comunidade Kokama de Monte Santo, municipio de Sao Paulo de Olivença-AM. O Projeto “III FESTIVAL CULTURAL INDÍGENA PAULIVENSE- TUJUKA ERAPAKA:” propõe a realização de atividades culturais em comemorações da festividade cultural da comunidade indígena Nova Jordânia, visando estimular o reconhecimento e a valorização da cultura dos povos indígenas Paulivense do Alto Solimões, fortalecendo sua identidade e promovendo o evento de auto-sustentabilidades.

Historicamente a falta de uma política pública apropriada para a diversidade de povos indígenas teve por resultado trágico um processo histórico que determinou o desaparecimento ou a desestruturação de muitas culturas e etnias indígenas no país. Anteriormente, os povos indígenas seguiam exclusivamente a política de ação indigenista do órgão federal responsável, sendo-lhes vedado o direito político. Em vários estados da Amazônia este processo sofreu ruptura com a criação de órgãos dedicados exclusivamente as questões indígenas. Neste sentido, a realização dessas atividades numa ação conjunta com diversas esferas governamentais e não-governamentais representa a continuidade de um momento histórico.

Recordamos dois marcos legais recentes que fortalecem a valorização da presença indígena na produção e participação de políticas públicas. Primeiramente, a Constituição Federal de 1988, ao reconhecer como legítimas as manifestações culturais e as formas de organização próprias aos povos indígenas, buscou minimizar o exercício da tutela, reconhecendo a capacidade civil dos indígenas. Organização Indígena: Associação das Comunidades Indígenas Kokamas de São Paulo de Olivença – ACIK/SPO

APOIO
FUNAI, SEMJEL, SEIND, SESAI, SEDUC 

PARCEIROS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO DE OLIVENÇA, SEMSA, SEMJEL, SEMED, vereador Jaime Costodio, ACIK/SPO,Depart.


Nenhum comentário:

Postar um comentário