quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Equipe técnica faz monitoramento de ações do Governo do Estado, no Alto Solimões



Técnicos do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas (Proderam) realizam, até o próximo dia 6 de fevereiro, monitoramento das ações de desenvolvimento sustentável, implementadas por meio da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), em municípios do Alto Solimões. São ações voltadas ao beneficiamento das cadeias produtivas locais, como o cultivo de mel de abelha (meliponicultura), o beneficiamento da castanha, a psicultura, a produção de farinha e a comercialização dos produtos em feiras livres.
Executado pelo Governo do Estado, com financiamento do Banco Mundial, o Proderam atua desde 2009, nos municípios de Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tonantins, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Amaturá, Jutaí e Fonte Boa, com ações integradas de desenvolvimento sustentável, saneamento e saúde.
De acordo o coordenador de desenvolvimento sustentável do Projeto, Geraldo Couto, esse monitoramento já faz parte de uma rotina para o levantamento de resultados. “Com isso, podemos apresentar os dados do impacto ambiental, social e econômico das ações, ligadas ao componente desenvolvimento, nos municípios”, completou, informando que o Projeto de Manejo de Lagos também passará por monitoramento, nos municípios de Tonantins, Fonte Boa e Jutaí, no próximo mês de março.Dados do último levantamento apontam investimentos de R$ 5.432.546,77 milhões, somente em subprojetos voltados ao desenvolvimento.
Segundo a coordenação do Proderam, esses subprojetos vem beneficiando 10.916 mil famílias, incluindo indígenas das etnias Ticuna, Cocama, Caixana, Canimari, Marubo, Matis, Mayoruna e Korubo. Todas as ações do componente desenvolvimento sustentável do Proderam contam com apoio e parceria de outros órgãos do Governo do Estado, Prefeituras Municipais e Associações.
Saneamento e Saúde – Além das ações de desenvolvimento, na área de saneamento, o Proderam vem executando obras para a ampliação e otimização do sistema de reservação, abastecimento e distribuição de água potável, nos municípios de Tabatinga e Benjamin Constant. Em Atalaia do Norte, a distribuição já está em fase de testes. Já no componente Saúde, por meio do Programa, já foram realizadas obras de reforma e ampliação dos hospitais de Atalaia do Norte e Benjamin Constant, onde já foram investidos mais de R$3 milhões na reforma, ampliação e equipamentos e geradores de energia para as unidades de saúde, que aumentaram em 30% sua capacidade de atendimento (leitos).
Fonte: amazonas.am.gov.br - 06 de Fevereiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário